
Em “Concertos ao Ar livre”, músicos das comunidades pacificadas tocam junto com a Orquestra sinfônica do Theatro Municipal
No próximo sábado (03/09), às 15h, será a vez do Jardim Batam receber o projeto “Concertos ao Ar Livre” com a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – já realizado nas comunidades da Cidade de Deus e Chapéu Mangueira/Babilônia. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Segurança junto à Secretaria de Estado de Cultura, através do Theatro Municipal, para levar música clássica às comunidades que estão recebendo as ações da polícia pacificadora.
O repertório abrange peças populares como a “abertura” de “O Guarany”, trechos de canções do musical “West Side Story”, “O Trenzinho do Caipira”, um arranjo do Hino Nacional submetido aos vários ritmos diferentes existentes em nosso país, entre outras. As apresentações serão encerradas com “Cidade Maravilhosa”, o “hino” do Rio de Janeiro, um dos momentos em que haverá uma interação entre a orquestra e os grupos musicais de cada uma dessas comunidades.
Local:
· Batam, dia 3 de outubro, às 15 horas
Praça Santo Adolfo
Apresentação com o grupo local “Novo Amanhecer” junto a moradores da comunidade. O grupo irá tocar três músicas com a orquestra, que adaptou algumas canções especialmente para o evento – entre elas ‘Cidade Maravilhosa’ e o ‘Hino Nacional’.
PROGRAMA:
Regência: Mateus Araújo
Gomes, C. - Abertura da ópera "Il Guarany"
Verdi, G. - Abertura da ópera "Nabucco"
Bizet, G. - Abertura da ópera "Carmen"
Tchaikowsky, P. - Valsa das Flores
Gomes, C. - "Alvorada" da ópera "Lo Schiavo"
Villa-Lobos - O Trenzinho do Caipira
Fernandez, L. - Batuque
Guerra-Peixe, C. - Mourão
Participação especial do grupo da comunidade
Hino Nacional Brasileiro - Arranjo Mateus Araújo (Orquestra e Grupo da Comunidade)
- Bis -
Cidade Maravilhosa (Orquestra e Grupo da Comunidade)